Que os bebês adoram diferentes texturas, nós já sabemos, pois tudo é novidade para eles nessa fase de descobertas.
Pensando nisso, o jogo 'Cesta dos Tesouros' foi criado pela Elinor Glodshmied e pela Sona Jackson, com o intuito de promover o desenvolvimento psicomotor da criança, trabalhando a coordenação mão-olho-boca, e atualmente adotado pelo método Montessori.
Primeiramente, é necessário um cesto (ou algo semelhante), grande o suficiente para que haja ampla visão dos objetos que irão dentro, e para que a criança possa manipulá-los facilmente.
Após a escolha do cesto, está na hora de separar os objetos que irão dentro. É fundamental que sejam objetos seguros, ou seja, que não colocarão a vida da criança em risco. O ideal é que sejam de cores, formas e texturas variadas, não tendo uma quantidade exata, você pode colocar o que achar adequado. A recomendação é que os objetos devem ser trocados e alternados cada vez que você for disponibilizar o jogo para a criança, e pode-se optar por temas, como por exemplo: Frutas, estações do ano, cores, etc.
Antes de permitir que a criança desfrute do jogo, veja se o ambiente está apropriado, sem demais distrações, como televisão ligada, objetos chamativos ou brinquedos ao redor. Coloque-a perto do cesto e se afaste, em um distância em que você possa observar, mas sem interferir, para que ela desenvolva também a autonomia e a liberdade.
✽ Audição: Através dos sons produzidos pelos objetos;
✽ Olfato: Pelo odor que emana dos objetos;
✽ Paladar: O sabor dos objetos levados à boca;
✽ Tato: A forma, a textura, a temperatura dos materiais e o peso dos objetos;
✽ Visão: Observação das cores, do brilho, das dimensões e das formas.