As brincadeiras são muito importantes na vida dos pequenos. As práticas pedagógicas que compõe a proposta curricular da educação infantil, devem ter como princípio as ações de interagir e brincar, as quais devem ser observadas e avaliadas como algo de extrema relevância.
Para facilitar, veja abaixo 5 ideias simples e práticas para fazer em casa, auxiliando seu filho e garantindo a ele, as experiências necessárias para o seu desenvolvimento.
Experiência corporal:
Coloque seu filho diante de um espelho, para contribuir ao conhecimento de si mesmo e levá-lo a se identificar como distinto de outras crianças e dos objetos.
Tente brincadeiras em frente ao espelho, como dançar ou fazer caretas.
Experiência com cores:
O conhecimento pode ser experimentado pela imersão no universo das cores. Um exemplo de atividade para você fazer com o seu pequeno é o experimento do leite psicodélico.
Essa experiência com cores é muito simples de se fazer, e pode ser usada para ensinar diferentes conceitos dependo da idade da criança.
Você deve pingar algumas gotas de corante em um prato de leite, e depois adicionar detergente. Com isso, todas as cores começam a se misturar sozinhas. Parece mágica!
Por este motivo, as crianças ficam encantadas. Eles vão pedir para fazer de novo, de novo e de novo… É super divertido ver as cores se misturando.
Experiência com sons:
A famosa música ''Cabeça,ombro,joelho e pé'' é uma ótima experiência com sons para o seu pequeno. Através do som que ele escuta ele também reconhece as partes do seu corpo citada na música.
Confira o vídeo Abaixo:
Experiências corporais e afetivas:
O adulto ao pegar a criança no colo, troca olhares, sorrisos e oferece um clima carinhoso e de bem-estar criando oportunidade para descobertas. Brincadeiras corporais proporcionam desafios motores, como subir em uma almofada pegar o brinquedo colocado a certa distância , ajudar a guardar os brinquedos espalhados, brincar com as mãos, pés e dedos.
Exploração e conhecimento de mundo:
As experiências motoras (corporais), possibilitam posicionar o corpo para a exploração dos objetos, de subir na almofadas ou entrar em um buraco, ações que favorecem o conhecimento do mundo. Ao colocar o brinquedo na boca, as crianças sentem sua textura, conseguem diferenciar algo que é mole ou duro, mas tais características ainda estão no plano da experiência vivida, seu pensamento ainda não consegue conceituar. Essas experiências constituem as bases para que mais tarde possam compreender os conceitos.
Frutas e legumes, possibilitam muitas experiências que encantam os bebês por seus odores, sabores e cores. Deve-se valorizar os legumes da época, de diferentes consistências e coloridos como cenoura,beterraba e tomate; o sabor ácido da laranja e do limão, os odores do abacaxi, do maracujá .